segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Andy Warhol

Quem nunca viu essa imagem? Pode ser também que já tenha visto em outras cores, mas sempre em cores fortes e marcantes.
Pinturas desse cunho foram feitas pelo pintor e cineasta Andy Warhol (Andrew Warhola). Filho de um casal da Eslováquia, fugidos da Primeira Guerra Mundial para os EUA. Em 1945, com 17 anos, Andy ingressou no Instituto de Tecnologia de Carnegie, em Pittsburgh, e se graduou em design. Assim que se formou mudou-se para New York e logo começou a trabalhar em revistas famosas, inclusive a Vogue.
>>Essa e muitas outras capas foram feitas por Andy.
Com a continuidade do seu trabalho, ele ganhou diversos prêmios como diretor de arte do Art Director's Club e do The American Institute of Graphic Arts. Ele fez sua primeira amostra individual em 1952, na Hugo Galley. Nos anos 60 começa a utilizar tintas brilhantes e acrílicas em suas pinturas passando assim a reiventar a pop art [tem como figuras ícones e pessoas populares]. Faz pinturas de garrafas da Coca-Cola, do Dólar, de embalagens de sopa Campbells's, pinta rostos famosos como Marilyn Monroe, Liz Taylor, Debby Blondie, Elvis Presley, Mao Tse-tung e Che Guevara e até Monalisa.
Marilyn Monroe

Liz Taylor

Deborah Harry (minha diva loira)

Elvis Presley (essa cara de mocinho dele é inconfundível)

Mao Tse-tung

Che Guevara

Monalisa

Esse homem era d'uma criatividade enorme, ele além de usar a serigrafia, também utilizava colagem com materiais descartáveis.

Como eu disse no início, Andy também era cineasta, sua filmografia possui 61 títulos. Em 1961 ele começou a filmar apenas por experiência, filmes bastante simples como exmplo o Sleep (1963), que mostra as 8 horas de sono de um homem, o Empire (1964) que mostra o nascer do sol no Empire State Building.

Ahh, Andy Warhol também foi produtor de uma banda chamada Velvet Underground, cujo vocal era uma amiga dele chamada Nico, mas ela não foi muito bem aceita pelos integrantes. A musiquinha mais legal que encontrei no youtube foi essa:

Em 1987 foi submetido à uma cirurgia na vesícula, no dia seguinte faleceu. Mas nunca nos esqueceremos de sua célebre frase: "In the future everyone will be famous for fifteen minutes"

Por pelo menos 15 minutos serei famosa, uau.

Ok honey, EU também tenho foto a La Andy Warhol, ahá.

beijos&queijos&flashs

Fontes: http://www.arqnet.pt/portal/biografias/warhol.html e http://pt.wikipedia.org/wiki/Andy_Warhol

2 comentários:

Anônimo disse...

Ah, eu adoro os trabalhos do Andy! Tantas cores, tantas misturas.. tudo lindo.
;**

Ana Cristina disse...

também gosto muitoo!

(: