Em 1974, três amigos que moravam no Queen, New York, montam uma banda tendo por objetivo resgatar a rebeldia do Rock. Adotam, cada um deles, como sobrenome o pseudônimo usado por Paul MacCartney para hospedar-se em sigilo nos hotéis. Assim, Joe Ramone (Jeffrey Hyman), bateria, Johnny Ramone (John Cummings), guitarra e Dee Dee Ramone (Douglas Colvin), baixo e vocal começam a tocar suas músicas prediletas. Devido à baixa qualidade do som que fazem, optam por composições próprias, simples e energéticas.
Vestidos com jaquetas de couro e jeans rasgados, Tommy Ramone (Tony Erdely) assume como baterista; Joe passa aos vocais, conservando Johnny e Dee Dee em seus postos. Nesta nova composição, tocam num clube famoso da cidade, o C.D.G.B. (Country Bluegrass and Blue), conquistando cada vez mais o público. Gravam seu primeiro
álbum Ramones em 1976, pela Sire Records. Mais ou menos nesse período o Punk surge como movimento na Inglaterra.
Em 1977 lançam o Leave Home e terceiro Rocket to Russia, sendo o útlimo da segunda formação, quando o então baterista assume como produtor.
O nilismo do Sex Pistols na Inglaterra deixa uma má impressão no cenário Punk, dificultando a promoção de turnês para os Ramones. Um novo integrante é admitido para comandar a bateria: Marky Ramone (Marc Bell), nessa ocasião, 1978, voltam ao estúdio para produzirem o quarto album Road to Ruin, com músicas pouco mais longas e baladas menos aceleradas. Particiapam de um filme cujo enredo gira em torno deles mesmo (Rock'n'Roll High School, do diretor Roger Corman). Lançam seu primeiro álbum ao vivo It´s Alive, gravado no ano anterior, ainda com Tommy e um single tema do filme.
Dee Dee, Marky, Jhonny e Joe
O sexto álbum End of the Century leva a assinatura de Phil Spector, que havia trabalhado com Beatles. Começa um período conturbado para o Ramones, devido ao envolvimento dos membros com drogas - sendo Dee Dee já usuário de heroína. O disco Pleasant Dreams retoma a simplicidade primeira do grupo, mas sem a integração d'outrora, tendo letras assinadas em separado. Ainda com a pausa até o lançamento do projeto seguinte, Subterranean Jungle, em 1983, a situação não melhorou por conta das drogas e divergências internas. Neste ano o guitarrista Jhonny pe submetido a uma cirurgia por conta de um trauma na cabeça e Marky, baterista se afasta para tratar suas dependências químicas. Richie Ramone (Richard Beau) assume o posto e gravam um novo álbum Too Tough to die, lançado em 1984 homenageando a recuperação do guitarrista, "duro demais para morrer". Os dois projetos seguintes são bastante parecidos: Animal Boy e Halfway to Sanity. Ocorre uma nova sucessão à bateria, ocupada por Elvis Ramone (Clem Burke), que permaneceu até a metade da turnê, entregando-a novamente ao Marky, já recuperado.
No ano de 1987, Dee Dee se interessa pelo hip hop e lança um álbum solo. Dois anos depois na turnê do Brain Drain, o até então baixista se afasta e dá lugar ao CJ Ramone (Christopher Jhon Ward), duplamente mais novo integrante da banda. Lançam outro álbum ao vivo, Loco Live.
Video clipe Pet Semetary, tema de um filme homônimo do Stephen King.
Com o lançamento de Mondo Bizarro, fazem apresentações em diversos festivais. Voltam ao estúdio e produzem Acid Eaters, álbum com covers, para então retornarem pela última vez na ocasião do Adios Amigos. Apartir daí, dois outros álbuns ao vivo: Greatest Hits Live e We´re Outta Here, registro do último show feito por eles.
Em 2001, Joe Ramone, aos 49 anos, falece em decorrência de leucemia; 2002, Dee Dee Ramone foi encontrado morto em sua casa, aos 50 anos, em decorrência de overdose; 2004, aos 55, Johnny Ramone foi vitimado por um câncer de próstata após 5 anos de luta; Marky Ramone, então, é o único da principal formação vico por completo, e segue tocando o projeto Marky Ramone and The Intruders.
Paulo Victor, 01/01/2010.
0 comentários:
Postar um comentário